Esquerda para Direita: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. |
Os planetas telúricos, também chamados de planetas rochosos, é o grupo de planetas que ocupam a parte mais interna do sistema solar. Compartilham padrões semelhantes em relação as composições estruturais.
Mercúrio:
Mercúrio, na Roma antiga, era o mensageiro dos deuses. Por isso o pequeno planeta rochoso mais próximo do sol recebeu esse nome; porque nós terráqueos podemos ver Mercúrio sempre um pouco antes do nascer e depois do pôr do sol, e, se pararmos para observar, em questão de dias Mercúrio fica “perambulando” pra e lá e pra cá aleatoriamente, mas sempre anexo ao sol – Era o caso do mensageiro dos deuses, quenão podiam se atrasar.
Mercúrio é muito parecido com nosso satélite (lua), é deserto, rochoso e lotado de crateras. Enquanto uma parte do planeta é super quente, a outra é extremamente fria. Tem uma base estrutural que compartilha com demais planetas telúricos (ou rochosos): Núcleo interior e exterior, manto, crosta e atmosfera.
A distância de Mercúrio para o sol é apenas de 57.909.100km ( Afélio/Af – ponto mais distante: 69.816.900km. Periélio/Pe – ponto mais próximo: 46.001.200km). Isso faz com que sua temperatura média seja de 126°C podendo chegar á 425°C. Um ano em Mercúrio equivale á 88 dias terrestres, porém, um dia em Mercúrio é o mesmo que 59 dias terrestres.
Enquanto 70% da composição do planeta estão divididos em metais, os outros 30% se dividem em silicatos. Sua massa é de 3.302×1023kg (0,055 Mt – Massa terrestre) e sua área é de 7.5×107 km². Sua gravidade equatorial é de 3.7 m/s² e sua magnitude aparente máxima é de -2.9. Já se teve a idéia de haver um satélite em Mercúrio, em 1974, quando a nave Mariner captou uma emissão de raios ultravioletas que simplesmente não deveriam estar lá. Não era um defeito dos instrumentos da nave, porque no dia seguinte vieram as mesmas emissões de direção diferente. No final das contas deu que muito além do Sistema Solar estava poderosas fontes de raios UV.
O Mito de Vulcano, um satélite de Mercúrio: Em 1859, os astrônomos Le Verrier e Lescarbault deram a idéia de um planeta ou uma nova cintura de asteróides entre a órbita de Mercúrio ao Sol. A estimativa da massa do planeta hipotético seria de 1/17 da massa de Mercúrio. Pequeno, mas talvez os outros asteróides contribuíssem para essa “perturbação gravitacional”. Nas décadas em diante o assunto foi debatido por muitos, e seguido em diante. Até que em 1916, Albert Einstein explicou o periélio de Mercúrio através da Teoria da Relatividade sem o uso de qualquer corpo hipotético. O que foi pensado era que Le Verrier e Lescarbault tivessem visto algum asteróide ou cometa fraco na região.
Vênus:
Muitos vulcões em atividades, ventos mais fortes do que qualquer furacão que já tenha passado na terra, calor insuportável, atmosfera invadida de gases venenosos, nuvens formadas por gotículas de ácidos sulfúricos que derretem até metal que cobrem todo o planeta, desfiladeiros longos e profundos, superfície que armazena o calor do sol deixando às vezes mais quente da de que Mercúrio... Bom, falando desse jeito a impressão que se tem de Vênus é que o lugar é o Inferno, eu só concordo com isso porque às vezes Vênus é comparado como irmão gêmeo da terra.
O nome Vênus vem da deusa romana do amor e da beleza, por causa da linda visão de Vênus que podemos ter nas noites, Vênus é o segundo ponto mais brilhante do céu noturno com uma magnitude aparente máxima de -4,9 - perdendo apenas para a lua que possui magnitude aparente máxima de -12,6 .
Vênus está á 108.208.930km do Sol (Af: 108.942.109km - Pe: 107.476.259km) Seu ano equivale a 225 dias terrestres e seu dia 243 Ou seja: 1 dia em Vênus demora mais do que 1 ano! Sua massa é de 4.868 5×1024 kg (0,815 Mt – a massa da terra). Sua gravidade equatorial é de 8.87 m/s²
Também já se teve a idéia de uma lua em Vênus. Neith, em 1672. Ela teria 1/4 da massa do planeta. A idéia foi repassada durante anos por muitos astrônomos. Mas foi descartada em 1766, quando o diretor do observatório de Viena publicou um artigo dizendo que a suposta lua seria um reflexo em menor escala do próprio Vênus. Em 1884 a idéia volta, com M. Hozeau, que postulou um planeta chamado Eith que teria uma órbita de 283 dias, e que se aproximava de Vênus por 1080 dias. Nisso foi criado outra hipóteses que talvez fosse outro tipo de corpo; um asteróide ou uma estrela longe, mas nada foi resolvido e nunca mais a suposta Neith foi detectada e mencionada.
Terra:
O maior dos planetas rochosos. O único planeta conhecido capaz de abrigar vida, isso graças ao nosso posicionamento (zona habitável), pois se a Terra se localizasse um pouco mais para frente ou um pouco mais para trás do que é, provavelmente a água se congelaria ou evaporaria, e sem água não há vida, não há evolução. Cerca de 71% da superfície terrestre é composta por água.
A distância entre a Terra e o sol é cerca de 149.597.870km (1UA) (Af: 152.098.232km – Pr:147.098.290km). Tem uma área de 5,10072x108 km², e uma massa de 5,9742x1024kg (1 mt – massa terrestre). Sua rotação dura 23:56 minutos, e não 24h como mostram os relógios (acumulando 4 minutos por dia, em um certo tempo arrecada 24h, e acontece o chamado ano bissexto - quando fevereiro tem 29 dias). E sua translação é de 365 dias 6h e 9m.
A composição atmosférica da terra é de: 78,8% nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0,038% de traços de dióxido de carbono, vapor de água e outros gases. Sua gravidade equatorial é de 9.780327 m/s²
Como já foi dito, a Terra é o único planeta conhecido capaz de abrigar vida por que está na zona habitável, isso faz com que a temperatura seja cerca de 15ºC, isso facilita a água no estado líquido. Eu peguei na Wikipédia um trecho que resume direitinho o básico sobre a atmosfera terrestre, enfim, entrarei em mais detalhes sobre a nossa atmosfera em outro post:
“A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases insípidos, incolores e inodoros, presa à Terra pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, e que existe também em outros planetas do sistema solar dotados de atmosfera.”
Lua:
A lua é o satélite natural da Terra, com uma distância cerca de 384.405km (Af: 405.410km – Pe: 362.570km) do planeta. Sua área é de 3,793x107 km, sua massa é de 7,349 x 1022 (0,0123 Mt) e sua extensão é de 2,1958×1010 km³. Sua magnitude aparente em lua cheia é de -12.74, e sua gravidade equatorial de 3.622 m/s².
Sua rotação é de 27d, 7h e 43m, coincidentemente igual sua translação – motivo que faz com que vemos o mesmo lado da Lua todos os dias. Fenômeno denominado Acoplamento de Marés..enfim, veremos isso com mais detalhes em outro post.
A lua também em si tem influências gravitacionais, mesmo sendo uma influência razoavelmente “fraca”. Um exemplo disso são as marés, na qual os oceanos acompanham o movimento orbital da lua.
No local foi colocado uma placa com a seguinte informação: Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade.
Muitos vibraram e acompanheiram pela TV o momento histórico. O EUA ganhava a corrida armamentista contra a US na guerra fria. Muitos conspiraram e desconfiaram do acontecimento, dizendo que tudo isso não passa de uma farsa, que é um filme inventado pelo EUA para ganhar a guerra. |
Marte:
Marte é o 4° planeta do sistema solar, o último dos rochosos. À noite você pode vê-lo como uma luz brilhante e vermelha no céu. Por isso recebeu este nome, do deus romano da guerra.
Está cerca de 227.936.640km do sol (Af: 249.209.300km – Pe: 206.669.000km). Sua atmosfera é composta por vários gases e nuvens azuis e grossas. O céu de marte é laranja devido ao excesso de poeiras levantadas pelas terríveis tempestades e furacões do planeta vermelho. Sua massa é de 6,4185×1023 kg (0,107 Mt) e sua área é de 144.798.500km². Sua temperatura varia, tendo em média 225°C. 1 ano em Marte equivale á 687 dias terrestres, e seu dia é quase igual ao nosso, 24h39m. Isso faz com que Marte também tenha estações ao longo do ano, porém elas duram quase a metade do tempo das nossas. Sua gravidade equatorial é de 3.711 m/s², e sua magnitude aparente na esfera celeste pode chegar até -3.0.
Em 1877, o astrônomo italiano Schiaparelli imaginou ter visto longas linhas retas no planeta, dando-as o nome de “canali”, que vem do italiano “canal”. Já que lá também há estações anuais, um astrônomo americano chamado Percival Lowell deu a idéia de que os canais poderiam ter sido construídos por seres vivos inteligentes para transportar as águas derretidas do pólo-norte marciano no verão para outros lugares, e até que podia crescer plantas no caminho estreito de alguns deles. Mas tempo depois, fotografias comprovaram que Lowell estava errado.
Os canais desenhado por Percival Lowell. Sua idéia foi descartada depois que novas fotografias testemunharam a inexistência de um sistema irrigatório. |
No solo marciano se encontra diversas características semelhantes ao fundo do mar. Isso dar à hipótese de que Marte um dia poderia ter sido um planeta oceânico, e até capaz de ter abrigado vida! J. Taylor Perror foi quem fez tal descoberta, ele explicou que as costas podem ter sido planas há dois milhões de anos. Perror também deu a idéia de haver armazenamento de água sólida no interior do planeta.
|
A região de Hellas. |
Há outro lugar em marte, que alimenta a hipótese dele já ter sido um planeta oceânico. O lugar chama Hellas, no sul do planeta. O estranho desse lugar é que ele é o único da região num raio de milhões de quilômetros que não há crateras. Já que toda a superfície marciana foi bombardeada de meteoros, a idéia foi que em Hellas havia umidade e calor, que sustenta as condições de abrigar vida. Outra observação em é a mudança de cor do lugar ao longo das mudanças de estações, é escurece na primavera mas clareia no outono, o que corresponde a probabilidade de que na primavera o local fornecesse vegetal.
Olympus Mons, o maior vulcão do sistema solar |
Uma das coisa mais famosa em Marte é Olympus Mons, o maior vulcão do sistema solar, que é três vezes maior e muito mais largo do que a maior montanha da Terra: O monte Everest!
Olympus Mons
E o que não podia faltar eram as faces de Marte, um ícone de todas as conspirações em relação ao assunto.
As faces de Marte se localizam na região de Cydonia, recebem esse nome por causa de se assemelhar extraordinariamente com a face humana. O local de Cydonia também abriga diversos tipos de “pirâmides”, sendo uma delas quase perfeita. A idéia é d que num passado muito antigo, Cydonia seria uma cidade que hoje se encontra em ruínas. Enquanto muitos cientistas diziam serem criações naturais causadas por tempestades e etc, muitos outros conspiraram e afirmavam em algum “escultor” inteligente por trás disso tudo.
As faces de Marte, em Cydonia. A semelhança com a face humana foi explicada como um efeito óptico causado pelas luzes e sombras. |
|
Bandeira:
A bandeira marciana foi aprovada pela sociedade Marciana e a Sociedade Planetária . O vermelho significa o estado atual de Marte, e o verde e azul são as idéias de probabilidades de terraformação no planeta vermelho. |
Fobos e Deimos:
Deimos é a menor lua do sistema solar, descoberto em 12 de agosto de 1877 por Asaph Hall. Tem um teórico passado de asteróide, que teria sido capturado pela gravidade marciana. Sua massa é de 1.8×1015kg e tem uma área de 15(×12.2×11)km. Sua superfície é composta por carbono e gelo (tais como muitos asteróides). Está cerca de 23.460km de Marte. Se você estivesse em Marte, veria Deimos como se aqui na terra você visse Vênus, igual a uma estrela.
Fobos também teria sido um asteróide. Foi descoberto 6 dias após Deimos, também por Asaph Hall em 1877. Sua massa é de 1,08×1016 kg. Sua distância entre Marte é tão pequena (9.377km) que dentro de alguns milhões de anos Fobos pode simplesmente cair no planeta, ou ser destruído pelas forças gravitacionais antes mesmo disso acontecer, transformando-se em um anel em volta do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário