30 de jan. de 2012

Uma passada na cronologia



Terra no período devoniano, entre  416 e 359 milhões de anos atrás
    Vamos passar rapidamente na história paleontológica do nosso planeta para vermos a pequena “ordem cronológica” do tempo e suas principais classes de seus respectivos animais.
    A vida na terra surgiu nos chamados períodos pré-cambrianos, cerca de 3,8 bilhões de anos atrás. Os estudos consideram um dos sucessores desses tempos (chamado período cambriano) um dos mais antigos e ricos em fósseis, onde se encontra um grande pioneiro no gênero: Os Trilobitas, pequenos parentes dos articulados de hoje (tais como caranguejo, aranhas, lagostas etc).  
    Adiantando um pouco, no período devoniano (cerca 405 a 345 milhões de anos atrás), os gigantes peixes dominavam o mundo, sendo que alguns deles havia o comprimento de 10 metros! Tempo depois, ao percorrer deste mesmo período, as plantas terrestres começaram a nascer. Os peixes pulmonados com grossas nadadeiras tinham que enfrentar a seca criando um tipo de resistência contra a ausência da água. Tempo depois ficou uma característica desses animais “passearem” no silêncio da seminua Terra. Esses peixes que desenvolveram um potencial elevado o suficiente para resistir uma variedade ambiente água/terra, foram os primeiros anfíbios.
    Mais tarde (cerca de 300.000.000 a.c), já havia uma grande variedade de anfíbios, e alguns deles se encontravam no auge de suas espécies, e pouco depois esses se tornaram os répteis, com mais escamas no couro e uma posição herbívora (na maioria). Os répteis preferiram deixar seus ovos de casca dura em solo terrestre. Em princípio, suas aparências não eram muito diferentes dos anfíbios da época: pernas grossas, rabos curtos e uma cara parecida com a de um bezerro. Quem começou a andar com duas patas foi o pequeno tecodonte, que se alimentava de animais menores.
    Os mamíferos chegaram só há 175 milhões de anos mais tarde, descendentes de uma classe muito evoluída de répteis chamada Sinápsida. Um dos primeiros descendentes dos sinápsidas considerado mamífero foi o Sinodelphys.
    Em 1938, um grupo de pescadores anunciou a pesca de um estranho animal. Um cientista, após conferi-lo chegou à conclusão de que era um Celacanto, um peixe que acreditava ter se extinguido a quase 70 milhões de anos. Os cientistas ficaram felizes, pois a descoberta do chamado “fóssil-vivo” confirmou a idéia de que se tinha dos costumes e características do mesmo, aumentando a chance das idéias de outros animais pré-históricos também estarem corretas.outros animais pré-históricos também estarem corretas.
Os trilobitas se alimentavam
de vermes mortos    


Espécies como os Tecodontes
começaram cedo a andar com duas patas 



Os Sinodelphys são importantes
descendentes das sinápsidas
Celacanto encontrado em 1938

3 comentários:

  1. obrigado por me seguir ja estou te seguindo tambem kk muito legal seu blog, amo astrologia, quando chegar em casa vou dar uma lida, abraçoxxx

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog cara, tras assuntos muito interesantes. Valeu pela visita, seguindo. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cara, excelente conteúdo...curto muito o estudo das mudanças que o nosso planeta sofreu, pena que são tantos os mistérios, hehehe. Já estou seguindo para me manter atualizado.

    Parabéns.

    ResponderExcluir